São Paulo, de 2008
    Mãe Natureza


  11/07/2008

Café em excesso pode afetar fertilidade, diz estudo

Uma pesquisa de uma universidade da Holanda afirma que café em excesso pode reduzir as chances de gravidez em mulheres que já têm problemas de fertilidade.

Os cientistas da Universidade Radboud, em Nijmegen, pesquisaram 9.000 mulheres que tinham realizado fertilização in vitro para ver se engravidavam naturalmente. Uma em cada sete


Foto:Getty Image

conseguiu, mas a pesquisa mostrou que as chances de concepção diminuíram em 26% entre as mulheres que bebem mais de quatro xícaras de café por dia.

Os pesquisadores estudaram todas as mulheres que tinham recebido o tratamento de fertilização in vitro na Holanda entre os anos de 1985 e 1995.

Eles descobriram que 16% das mulheres acabaram concebendo naturalmente e 45% dentro de seis meses do último tratamento.

Especialistas afirmam que as descobertas se aplicam apenas a mulheres com baixa fertilidade, que querem maximizar suas chances de gravidez.

Bea Linsten, que liderou a pesquisa, afirmou em uma conferência que as pacientes precisam ser aconselhadas sobre formas de aumentar as chances de uma gravidez natural.

"Temos de lembrar nossas pacientes de que elas podem influenciar suas chances de uma gravidez espontânea depois da fertilização in vitro com um estilo de vida saudável", afirmou ela na conferência da Sociedade Européia para Reprodução Humana e Embriologia, em Barcelona.

Fumo e álcool

No acompanhamento das mulheres entre 1985 e 1995, os pesquisadores usaram também questionários para analisar como outros aspectos do estilo de vida de uma mulher podem afetar as chances de gravidez.

Ingerir bebidas alcoólicas pelo menos três vezes pode semana apresentou o mesmo risco que o consumo excessivo de cafeína.

Fumar mais de um cigarro por dia e estar acima do peso reduziram ainda mais as chances de gravidez.

Segundo estimativas dos cientistas, uma mulher de 36 anos, fumante, que bebe muito café e bebidas alcoólicas, está acima do peso e que passou por três tratamentos de fertilização in vitro tem 5% de chance de uma gravidez natural.

Se essa mulher estivesse no peso considerado saudável e não fumasse ou ingerisse muita cafeína ou álcool, a chance aumentaria para 15%.

Cautela

Alguns especialistas em fertilidade afirmam que as descobertas do estudo holandês precisam ser examinadas com cautela.

"Apesar de os resultados do estudo serem interessantes, existem limitações claras nestas descobertas, pois pacientes que passaram por fertilização in vitro são um grupo seleto, que já teve problemas de concepção", disse Fiona Ford, do Centro para Nutrição na Gravidez do Reino Unido.

O professor Bill Ledger, especialista em fertilidade da Universidade de Sheffield, afirmou que a cafeína pode ter, potencialmente, um efeito moderado, porém tóxico, nos ovários e no esperma, o que pode ser um problema para aqueles com baixa fertilidade.

 
Leia Mais
A Hora certa de tomar chá
O Planeta vai esfriar
Por que ainda comeremos insetos

Você é um Consumidor Consciente?
Consumo Predatório
Cuidado com o desperdício!
Chocolate traz felicidade
As Maravilhas do Alecrim
Evite sacolas plásticas
Milhares protestam contra o quecimento na Austrália
Três em quatro brasileiros querem ação urgente contra efeito estufa
Entenda a polêmica em torno das hidrelétricas no Rio Madeira
 

 

  Publicidade
Link Patrocinado
Anuncie | Expediente | Contato
Melhor visualizado em 1024x780 - Todos os direitos reservados © - 2007
Fator Flash comuncação de design